terça-feira, 9 de novembro de 2010

Localização: Arapiraca

Conhecida como capital nacional do fumo, a cidade já não faz jus ao nome. A produção de fumo já não é o forte da cidade há alguns anos. A cidade atualmente vive para o comércio, tendo havido uma grande expansão no setor da construção, auxiliado pela implantação de faculdades.

É localizada no centro geométrico do estado de Alagoas, ficando a 120km da capital, Maceió. Essa localização privilegiada, fez com que a cidade crescesse bastante rápido dado o grande fluxo existente devido ao entrocamento de diversas rodovias passando pela cidade.

Exibir mapa ampliado
A população atual da cidade se aproxima dos 210.000 habitantes. O PIB per capta chega a R$ 6.400,00 demonstrando uma desigualdade muito grande na distribuição da renda, tendo em vista que 65% da população está na linha de pobreza ou menos.

EDUCAÇÃO EM ARAPIRACA

A taxa de analfabetismo é grande, sendo registrado no censo de 2000 um índice de 70% de pessoas entre 18 a 24 anos com tempo de estudo inferior a 8 anos. Os jovens entre 15 e 17 anos que estavam frequentando as salas de aula naquele momento não chegavam a 75%. Esses índices já se apresentavam superiores e muito mais satisfatórios com relação aos números obtidos em 1991, mas ficando muito aquém do desejado em comparação à outras cidades brasileiras.

A questão do abandono de escolas está cada vez menor, principalmente por conta de alguns diretores de escolas, que vem fazendo um trabalho muito responsável e dedicado.

LEGALMENTE FALANDO

Foi sancionada a lei 12244/2010 fixando um prazo máximo de até 2020 para que cada escola, municipal, estadual, federal ou particular. A lei é de importância substacial com relação à retenção dos alunos dentro das escolas. Mas para funcionamento pleno serão preciso outros aspectos. Um bibliotecário tem grande valor numa biblioteca com número elevado de livros, não sendo o mais adequado imputar a um professor em fim de carreira a responsabilidade para organizar e estimular atividades correlatas à biblioteca. Cito esta situação, por ter me deparado com essa realidade em mais de quatro escolas.

Em breve, a situação mais detalhada a respeito das escolas numericamente, com textos e fotos. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário